domingo, 26 de agosto de 2012

Salmon Fishing In The Yemen

Quando eu li o nome do filme pela primeira vez, fiquei: "WTF"?! E já imaginei um filme lixo, mas fiquei curiosa pra ver o trailer. Elenco: Kristin Scott Thomas, Emily Blunt e Ewan McGregor. Bom, pensei: se eles estão no elenco, então talvez eu esteja enganada quanto ao filme ser um lixo. Terminei de ver o trailer e eis que o amei!! Acabei de assisti-lo e percebi que têm surgido boas e diferentes comédias romântica fora do universo hollywoodiano. Antes, comédia romântica era aquela coisa Sessão da Tarde, algo estilo A Proposta, todos os filmes com a Drew Barrymore ou Katherine Heighl (quem não amou Nunca Fui Beijada ou A Verdade Nua e Crua?). E hoje, com esses novos diretores e roteiros e filmes surgindo, você percebe esse novo estilo chegando, com produções como Like Crazy, Friends With Kids (vai ter um post deste logo), Missão Madrinha de Casamento (também farei um post desse, porque eu nunca ri tanto num filme!) e este, Salmon Fishing In The Yemen (Pesca de Salmão no Yemen). Esses novos filmes têm um quê de mais seriedade; sim, alguns clichês ainda continuam, mas em algum momneto deles você realmente se pergunta se o fim será como você espera. Ou seja, são romances com um tom mais realista (ok, pesca no Yemen pode não ser tanto, mas eu falo da relação do casal), o que o faz perceber melhor o drama do amor, e não aquele produto pronto estilo Para Sempre Cinderela (que aliás, eu adoro mesmo assim, rs). 
O filme traz justamente essa idéia, e, ao mesmo tempo, o prende com a idéia da pesca de salmão no Yemen. O sheik que fornece todo o dinheiro e a proposta inicial pra esse empreendimento é um tanto quanto doce demais, bom demais, e você se pergunta se um cara desses relamente existe na realidade. Talvez exista, e o que nós temos é apenas um preconceito criado pela forma como a idéia de um sheik nos é passada. No entanto, existindo ou não, uma boa comédia romântica precisa de uma boa pitada de improbabilidades, senão, algo realista demais torna o filme sério demais, e não arranca suspiros de ninguém.
Salmon Fishing In The Yemen conta a história de um sheik que resolve levar essa prática para seu país, menos com todas as adversidades contra o projeto, e conta com a ajuda de sua assistente Harriet e do cético Dr. Jones especialista em peixes. Harriet tem um namorado a serviço no Afeganistão enquanto Fred Jones vive um casamento apático de anos. Para estimular o projeto, a assessora de imprensa do Primeiro Ministro da Inglaterra divulga-o, com o objetivo de melhorar a visão inglesa do Oriente Médio em meio a tantas guerras. 
Idéia do filme surpreendente, história cativante. Tem lá seus clichês, mas um pouco deles é sempre bom de se ver. Do mesmo roteirista de Quem Quer Ser Um Milionário e do diretor de Chocolate, duas produções de muita qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário