segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para nós, estudantes da vida

El Estudiante (2009)

Falaram-me desse filme há um tempo, mas só há alguns dias resolvi que queria vê-lo, e depois que terminei tive a sensação: por que eu não vi esse filme antes? Adoro filmes que mostram jovens aprendendo com os mais velhos ou que se guiam por algum livro, pois isto entrega poesia à história contada, e mostra que certos valores são universais. O Estudante é um filme que une essas duas coisas. Um senhor mexicano de 70 anos chamado Chano que vive com sua esposa decide que quer fazer Literatura na universidade. Quando ele chega à sala de aula, todos o olham achando que ele é o professor, e que surpresa têm quanto descobrem que ele, na verdade, é o aluno! Não vou contar o filme aqui, claro, mas aos poucos ele passa a se envolver com alguns jovens e através de sua experiência de vida e com o respaldo das lições de Dom Quixote (peça ensaiada pelos jovens da universidade), que Chano tanto gosta, ele os ensina sobre a vida, o amor, os valores essenciais que nos torna humanos dignos. Talvez seja um pouco clichê e previsível em algumas partes, e até um pouco "mexicano" demais em outras, rs, mas isso não desmerece em nada o filme. Afinal, se um história toca a alma, ela não tem só o que acrescentar? O filme me fez pensar muito em como temos valorizado os relacionamentos, as pessoas, nossa própria vida, e quando é que ouvimos aqueles que nos têm a ensinar? Será que chamamos de "caretas" e "ultrapassados" as pessoas certas? Chano nos mostra que ser jovem não é ter 20 ou 30 anos. E me pergunto: aos 60, terei esse coração jovem de Chano? A juventude dele se transparece no brilho de seus olhos quando diz: "E yo, que soy?" Pode parecer velho tudo o que digo, mas porque é que mesmo sabendo tanto ainda somos os mesmos? Será que ainda não aprendemos o suficiente? Eu nunca me canso de me emocionar com as mesmas coisas, porque muitas delas me lembram daquilo que eu tento ser, e que nós temos uma forte tendência a esquecer. O trailer diz que é uma história que arrebata corações. Arrebatou o meu. Espero que arrebate o de vocês, e bom filme!!

Um comentário:

  1. "mas porque é que mesmo sabendo tanto ainda somos os mesmos? Será que ainda não aprendemos o suficiente?" #ADOREI
    ahhhh eu quero ver o filmeeee!!!!

    ResponderExcluir