terça-feira, 22 de maio de 2012

Meu Top 5 de Filmes Tensos

E com a Medalha de Prata!!! Ele, que me dá medo só de ver... sério, gente...

Laranja Mecância (1971)

Talvez você não concorde que ele seja assim tão tenso ou ache que no lugar dele deveria estar A Centopéia Humana, rs. Mas a tensão desse filme não está em cenas de morte e mutilações, mas no choque psicológico que ele causa. Já ouviu aquela expressão "se contorcer" na poltrona de um cinema ao ver um filme? (Aliás, não sei se a expressão é essa, mas enfim, é algo assim, rs) Pois então, eu fiz exatamente isso nas primeiras cenas de Laranja Mecância, fiquei mal mesmo. Se com Amelie Poulain você se embriaga de doçura, com esse, de violência. O clima todo do filme é de terror, de tensão, porque a violência vista é totalmente gratuita!! Causa uma sensação de vulnerabilidade, porque você pensa: e se fosse comigo? Como você se livra de pessoas assim? Não adianta nem ficar calado, eles (o protagonista e sua gangue) vão molestá-lo por puro prazer, e não tem salvação. A direção é de Stanley Kubrick, aclamado por essa produção, também diretor do famoso filme O Iluminado, ambos considerados clássicos do cinema. Qualquer um já ouviu falar do filme, mas nem todos tiveram coragem pra ver. A história não é tratar apenas de ultraviolência por ela mesma. Conta-se sobre um rapaz chamado Alex que, com sua gangue, provocam os atos mais cruéis que se possam imaginar com idosos, mulheres, famílias. Daí, provêm as cenas mais fortes e chocantes do filme. Elas ficaram na minha cabeça por um bom tempo. Alex é preso e se torna cobaia em um experimento do governo com objetivo de curá-lo. Não vou dar spoiler aqui, apesar de saber que muita gente conhece o filme. A sensação que fica no final é que tudo não passou de uma grande piada na vida de Alex, pra ele poder rir da sua cara depois. Acho o filme extremamente atual, o ator principal, Malcom McDowell, assustador, sua foto me arrepia. Ele também foi Calígula no filme de mesmo nome. Malcom é excelente. Se tem algo que, pra mim, choca mais que cenas fortes, são aquelas que apelam para o seu psicológico, porque isso marca. Eu não teria coragem de ver esse filme de novo, e olha que já faz um tempo que vi. Abaixo segue o trailer, e aos DESAVISADOS: ELE É FORTE!! Não tanto quanto Centopéia Humana, mas é forte. 

4 comentários:

  1. Eu nunca vi esse filme e no geral não gosto de filmes violentos, e quando assisto algum assim fecho os olhos em todas as partes!

    ResponderExcluir
  2. Esse é vilento mesmo, o primerio entõa, nem ouse alugar!!! ahuahuhua

    ResponderExcluir
  3. Tenho só que concordar com quase tudo. Ana... pq não assistir novamente? É tão bom se contorcer na poltrona. Pq são esses filmes que mexem com você de verdade, é tão sem graça vc ficar tão fora do clima que fica o tempo todo sem se mexer. Outras coisas legais: tomar sustos, se arrepiar, ficar de boca aberta em uma cena, ficar decepcionado (lógico, pq o filme te enganou, é tão chato filmes previsíveis), o que mais... bem, que tal dizer no meio do filme "puta que pariu!". Em fim, viu como vale a pena ver esse filme, ele me causou todas essas coisas legaias, ou seja, ele é legal por si só. Vale a penas ser revisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Fabio, que legal ler seu comentárioooO!! Fiquei super feliz!!! :) Sobre o filme, o fato de eu não querer vê-lo de novo é mais porque le me chocou bastante mems, mas confesso que gostei muito!!! Achei muito original!! Lá no fundo, eu qro ver de novo, mas não por enqnto!! hahahaha! Se um dia vc vier pra cá ou eu for pr ae, vamos combinar de ver?! Bjão!!

      Excluir