terça-feira, 22 de maio de 2012

Meus Top 5 Filmes Tensos

E com vocês, em primeiríssimo lugar, o filme que eu NÃO RECOMENDO A NINGUÉM!!!

A Serbian Film (2010)

Sério, conselho de amiga, nunca assistam. Eu vi por curiosidade, porque o filme foi proibido no Brasil, e em vários outros países; e quando isso acontece, aí eu quero ver! O homem e a questão do proibido... acho que dá pra fazer uma postagem sobre essa questão algum dia... Bom, voltando ao filme, eu não sei muito bem como criticá-lo. Eu e minha amiga aqui de casa estávamos discutindo sobre Arte hoje, justamente por conta dessas produções brutais que são feitas e estávamos tentado descrever os limites da Arte, o que é Arte e o que não é. De acordo com ela, qualquer manifestação humana que edifique a alma é Arte. Edificar no caso não é necessariamente dizer que Arte vem de algo bonito, mas algo que complemente a alma humana. Centopéia Humana com certeza não é Arte, é de outra vertente da manifestação humana chamada Lixo. Esse filme, que no Brasil foi traduzido como Terror Sem Limites (tradução perfeita, aliás), eu descreveria como Lixo, apesar de, sei que em meio a muuuuuuuuuitas controvérsias, eu acho que exista algo que não seja só lixo. Não sei dizer porquê. O filme explora os limites da sexualidade. Envolve abuso infantil (não explícito, mas nem muito implícito), abuso sexual extremo, até de cadáver (coitado dos mortos, nem eles se salvam). Mas não é assim tudo de graça. Tem uma história. O protagonista que pratica os abusos faz tudo isso sob efeito de drogas para um filme bizarríssimo produzido por um cara mais bizarro ainda que promete a ele muito dinheiro. No fim (spoiler), o protagonista mata todos envolvidos no filme e a si próprio, junto com o filho de uns 10 anos e a esposa, que concorda em fazê-lo. Depois disso, você descobre que eles estão sendo filmados, ou seja, tudo era parte de um filme maior. E o homem que está filmando diz para outro: (spoiler chocante) "Comece pelo menino". Bom, imagine o pior. Isso não é nada perto do que tem no filme. Porque ele ganha de Centopéia Humana?! Porque o apelo à violência sexual, principalmente infantil, são tão fortes, que mexe com o psicológico de tal forma, é tão nojento, que você nunca esquece. Uma cena no final me marcou muito, pois foi extremamente forte envolvendo algo que choca todo ser humano são. Para que tenham uma idéia, eu me levantei, respirei e troquei de lugar pra ver o resto, de tão pesado que o ambiente ficou. Eu não consigo parar de me perguntar: por que desse filme? O que o escritor quis passar com isso? Ele quis testar os limites do terror? Só isso? Pra chocar? Pra quê? Se alguém tiver algum parecer e quiser comentar, agradeço, porque eu juro que não consigo entender esses filmes... O trailer não é tão pesado quanto Centopéia Humana, mas faz apelos um tanto quanto chocantes, portanto, ESTÃO AVISADOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário