sexta-feira, 18 de maio de 2012

Meu Top 5 de Músicas Felizes

Em 4º lugar, DUAS surpresas, não teve como...

Tocando em Frente, Almir Sater

A idéia era criar um Top 3, mas depois me lembrei de Love e fiquei pensando: qual seria uma quinta música que eu poderia colocar então? Comecei a pensar em letras felizes, e pronto: Almir Sater! Sua música é uma filosofia de vida! “Ando devagar porque já tive pressa, levo esse sorriso porque já chorei demais...” Então, resolvi ouvi-la pra comprovar se entraria ou não no meu Top 5. Quando ele começa cantando este trecho, não precisou de mais nada, Top 5 completo!!! “Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha, ir tocando em frente”. Você lê isso e pensa o quê? Eu fico morrendo de vontade de abraçar a vida ao ouvi-lo, e ainda por cima, Almir tem uma voz maravilhosa! Ouvir essa música me faz pensar na vida, em tanta coisa que a gente encontra problema, e será que é tudo isso mesmo? Será que não é só sorrir e tocar em frente? Afinal, como que a gente aprende sem chorar um pouco, não é mesmo? Mas não adianta ficar sofrendo, o luto prolongado é burrice. Almir é quem está certo. Tocar em frente. A melhor versão que achei foi essa. As que ele toca ao vivo não estão com o som bom.


Disparada, Jair Rodrigues

De repente, escrevendo esse post, lembro-me de outra música. Por isso eu digo, escrever sobre música é muito difícil, porque são tantas tão boas! E aí resolvi ouvi-la. Não deu. Tive que colocá-la aqui. Mas aí pensei: Top 6 é estranho, 6 não é 5, rs. Além disso, seria muito difícil classificá-la. Então, problema resolvido: temos 2 quarto lugar!!! Disparada, cantada por Jair Rodrigues, é uma canção de luta da vida pessoal, política, afinal ele a cantou num dos Festivais durante a ditadura militar. E a canção fala justamente da irreverência de um homem do sertão que aprendeu a ver a morte sem chorar e que veio pra consertar o destino, e já que um dia montou seu cavalo, agora é cavaleiro, laço firme, braço forte, num reino que não tem rei. Além da letra ser uma poesia de um cavaleiro que veio pra lutar, o que já move nossos corações, ao ver o vídeo abaixo você acaba se unindo a um sentimento único partilhado pelas pessoas naquela época. E é aí que o coração se exalta de alegria e bate uma vontade louca de estar ali com cada um deles aplaudindo Jair. Se bem que os aplausos não são só pra ele, é pro povo que não é gado, porque gado a gente tange em ferro, engorda e mata, mas com gente é diferente.

Um comentário: