sábado, 19 de maio de 2012

Meu Top 5 de Músicas Felizes

E em primeiríssimo lugar, provavelmente controverso, Medalha de Ouro para...

At Last, Etta James

Por que controversa? Por dois motivos: (a) quem já ouviu falar de Etta James? (b) quantas são as pessoas que gostam deste estilo musical? Bom, eu entendo. Converso com muitas pessoas sobre gostos musicais e sei que esse não entra sempre nos favoritos. Mas por que raios EU gosto? Mais pro final eu explico. Antes, tenho que dizer como Etta James surgiu na minha vida. Era uma manhã de domingo... Brincadeira, nem lembro, só sei que eu procurava por canções antigas, cantadas por mulheres, falando daquele amor duro, aquela coisa melancólica, de filmes antigos, às vezes com aquele tom de esperança amorosa... Encontrei Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin e... e... ETTA JAMES!!! Ela tem um estilo menos melodramático em algumas de suas músicas (e altamente dramático em outras, ver I’d Rather Go Blind) e canta, nada mais nada menos, que At Last. E que voz! Eu já conhecia a canção na voz de Celine Dion, mas nunca ouvi ninguém interpretá-la tão bem quanto Etta, mesmo Beyoncé, que regravou a música e cantou para Barack Obama e sua esposa num evento, não bateu James (na minha humilde opinião, claro). Bom, mas vamos ao que interessa: o que tem assim de tão especial na música pra estar no primeiro lugar? Primeiro, leia a letra da música:
At last my love has come along / Finalmente meu amor chegou
My lonely days are over / Meus dias de solidão acabaram
And life is like a song / E a vida é como uma canção

At last / Finalmente
The skies above are blue / O céu está azul
My heart was wrapped up in clover / Meu coração foi coberto de tranquilidade
The night I looked at you / A noite em que eu te olhei

I found a dream that I could speak to / Encontrei um sonho do qual pudesse falar
A dream that I can call my own / Um sonho que eu posso chamar de meu
I found a thrill to press my cheek to / Achei uma emoção pra pressionar contra o rosto
A thrill that I have never known / Um prazer que eu nunca havia conhecido

You smile, you smile / Você sorriu, você sorriu
And then the spell was cast / E o encanto foi lançado
And here we are in heaven / E aqui estamos no paraíso
For you are mine at last / Pois você é meu (minha) finalmente

(Tradução modificada por mim de acordo com minha interpretação)

Concorda comigo que essa é uma letra que fala de alguém que está muuuuito feliz porque finalmente encontrou o amor da vida dele(a)? Ok, se você AINDA não se convenceu, façamos assim: feche os olhos. Ok, não feche agora senão você não consegue ler o resto, hehe. Leia e depois faça passo a passo, rs. Imagine-se numa sala com ar romântico, uma mesa com vinho, e uma noite beeem fria. Mas você não sente o frio, por que está aquecido(a) pelo calor da lareira, que provoca sombras dançantes na parede de sua sala. Então, você prova um pouco do vinho e liga uma música (At Last, na voz de Etta James). Por fim, também se põe a dançar, de preferência com alguém que ame, mas movido pelo fogo da paixão que os une (cara, foi breguíssimo, mas estou me divertindo escrevendo isso, rs). E o som os embala, e você pressiona seu rosto contra o dele(a). Agora termine você este momento... Tirando a parte brega, rs, entendem o que estou dizendo? Bom, agora só resta apreciar a música que segue logo abaixo.

4 comentários:

  1. Eu gosto muito dessa versão da Diana Krall com o Lou Rawls

    http://www.youtube.com/watch?v=piFgdJDxesM

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante você colocar essa música como sua top-top música feliz, sempre achei ela linda. Isso me faz pensar de novo em como a felicidade significa coisas diferentes pra cada pessoa.

    To curtindo seu blog ana, gosto das suas ideias rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Max, muito bom ler isso de vc! Afinal o expert em blogs e reflexões aki é vc!! rs... q bom que está curtindo... esses últimos andaram senod mais tensos, rs, uns filmes mais sombrios, mas vou voltar com coisas diferentes depois... bjo!! e obrigada por cometnar!

      Excluir