quarta-feira, 16 de maio de 2012

Meus Filmes Top 5

Tan-tantan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-tan-taaaaan... parararaaa tan-tan-ta, parararaaa, tan-tan-tan, parararaaaaaaaaaa, tan-tan-tan-taaaaaaaaaaaaaaaan (pra quem não sacou, é a música de apresentação da FOX). Em primeiríssimo lugar!!!

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Se você ainda não viu esse filme, melhor, essa obra-prima, meu filho (ou minha filha), sua alma anda incompleta. Se Orgulho e Preconceito é uma prosa de amor em forma de filme, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma poesia de amor em forma de filme. Eu terminei de vê-lo e senti como se tivesse acabado de ler um belo poema romântico! Amélie é uma mulher-menina encantadora, doce, ingênua, ainda uma jovem em suas descobertas da vida, do amor... E se tem algo que eu admiro no cinema francês (porque confesso que não sou tão fã dos filmes franceses) é a capacidade de tornar algo tão ordinário em um acontecimento único e sublime. De um jeito simples e profundo, suas personagens surgem como num sorriso doce. Quem não se encantou por Lucien, o ajudante da venda do arrogante Collignon, falando do seu chefe e da Lady Di? Ou quem não quis ter um vizinho como o Sr. Dufayel? Quem não riu com as travessuras de Amélie? E quem não achou a idéia do anão brilhante e quis fazer igual? Depois de ver o filme, é inevitável a sensação de querer ser como Amélie, de trabalhar num Café como o dela, ou de ter os mesmos amigos, ou de encontrar o mesmo tesouro, e fazer as mesmas ações e tomar as mesmas atitudes, e de ter até as mesmas paixões. Ás vezes, pensamos que mudar o mundo é fazer algo tão grande e extraordinário que alcance nações; e ela, em pequenas inciativas, dá origem a essa grande obra-prima do cinema francês (na minha opinião, claro, pois muitos críticos devem considerar outras obras). Eu amo um filme pela sensação que ele me causa, pela vontade vê-lo outra vez. Não vi este o tanto quanto Orgulho e Preconceito ou Zumbilândia, mas já o vi muitas também, e não deixo de amá-lo menos. Por que ele está em primeiro? Na verdade, Amélie Poulain e Orgulho e Preconceito são fortes concorrentes no pódio, mas Amélie é, simplesmente, único na sua história, colorido e original. E, pra temperar esse poema, uma trilha sonora perfeita e poética do compositor francês Yann Tiersen, com músicas belíssimas e inesquecíveis como Competine d'un autre été, La Valse D'Amélie, A Quai... O filme conta a trajetória dela quando criança e, na vida adulta, dos seus prazeres, como colocar a mão no fundo de um saco cheio de grãos. Não dá pra ver o filme sem ter vontade de fazer a mesma coisa depois. Falar mais dele, é dar spoiler demais. Pra entender seu encanto, só assistindo. Abaixo, ao invés do trailer, que é só digitar no YouTube, coloquei uma cena que deixe quem não viu com muita vontade de ver.

8 comentários:

  1. #CampanhaOrgulhoEPreconceitoNumber1 =P
    rsrsrs
    apesar de não gostar desse filme, tenho q admitir q o texto q vc escreveu sobre ele ficou mto legal =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #CampanhaCintiaLaisAmeliePoulainNumber1 :D
      Esse filme é liiiiiindo!!! acho q vc precisa ver de novo, com outros olhos... apesar que depois de thronton, tudo fica tao água com a´çucar, neh...

      Excluir
  2. Fiquei morrendo de vontade assistir! Hoje mesmo eu estava procurando o filme Eterno Amor(Un Long Dimanche De Fiancailles) que é do mesmo diretor e atriz desse daí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, assista, sério, ele mudou minha vida, rs. Se nao mudar a sua,pelo menso vai dar mais brilho, é lindo!! Se quiser, eu tenho, posso emprestar!

      Excluir
    2. Aii, eu quero emprestado sim =)
      Ahh e eu amei seu blog, muito legal!
      Bjo

      Excluir
  3. Muito bom!! Escreve sobre este aqui: http://www.youtube.com/watch?v=mzXH-MIPzZQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão! Adoro coisas que não sejam sempre Hollywoodianas, rsrsrs... vou vê-lo e, se eu curtir, comento aqui!

      Excluir
  4. É um filme meio maluco, mas não deixa de ter o seu valor. Espero que goste!

    ResponderExcluir